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Redes Sociais para seu Negócio

postado em 10/12/2018 por Ariane Muracami

Hoje em dia, é muito difícil conhecer alguém que não utilize pelo menos uma rede social em seu circulo familiar, de amizades ou de negócios. Conforme dados do relatório Digital in 2017, do site We Are Social os brasileiros gastam cerca de quase 4h do seu dia nas redes sociais. E o seu grande horário de fluxo é à noite.

Dados comprovam que no último ano se teve um crescimento de 10% a mais de novos usuários e essa tendência tende a crescer.

As redes sociais surgiram para facilitar/conectar e organizar pessoas, a partir do interesse comum de seu nicho. Seu significado vai além de qualquer sentido de organizações, sociedade, grupos, comunidade e indivíduo.

Mas você pode nos dizer: “O meu negócio tem mais de 25 anos e nunca precisou de redes sociais”.

Por isso mesmo, até respeitamos a sua história. Porém, queremos te mostrar que o mundo dos negócios dificilmente tem sobrevivido sem as redes sociais.

É interessante pensar, que muitas pessoas que estão próximas de você, estão conectadas entre si e compartilhando experiências e seus gostos na internet.

Imagine agora, o seu negócio com: Site, Facebook, Instagram, Twitter ou até mesmo Whatsapp por que não?!

Agora imagine sua empresa ou negócio mais próximo de seu cliente final, abrindo laços de empatia com ele, entendendo o que ele gosta ou não em seu produto/serviço.

Porque o indivíduo tem buscado mais personalidade e mais conhecimento em nichos mais específicos em sua comunidade digital.

O ranking das Comunidades Digitais

Na internet, as redes sociais têm suscitado discussões como a da falta de privacidade, mas também servido como meio de convocação para manifestações públicas em protestos.

Essas plataformas criaram, também, uma nova forma de relacionamento entre empresas e clientes, abrindo caminhos tanto para interação quanto para o anúncio de produtos ou serviços.

As redes sociais mais utilizadas no momento no mundo inteiro:

Rede Social

Usuários Ativos

1. Facebook

2.234.000.000

2. Youtube

1.500.000.000

3. WhatsApp

1.500.000.000

4. Facebook Messenger

1.300.000.000

5. Instagram

1.000.000.000

6. Wechat

980.000.000

7. Tumblr

794.000.000

8. QQ

783.000.000

9. QZone

563.000.000

10. Sina Weibo

392.000.000

11. Reddit

330.000.000

12. Twitter

330.000.000

13. Baidu Tieba

300.000.000

14. Skype

300.000.000

15. Linkedin

260.000.000

16. Viber

260.000.000

17. Snapchat

255.000.000

18. LINE

203.000.000

19. Pinterest

200.000.000

20. Telegram

200.000.000

Fonte: Statista (abril de 2018)

Várias empresas, entenderam a necessidade de estarem presentes nessas comunidades. Portanto, criaram canais para Aplicar o Marketing Digital e de Relacionamento

Ou seja, tornou-se a forma mais poderosa de passar os três pilares: Missão, Visão e Valores. Isso ajudará a definir o seu público e a entender o tipo de nicho que a sua empresa ou negócio está atendendo. Compreende?!

E como faço para achar qual grupo meu negócio se encaixa?!

1º – O que você faz? Onde seu negócio atua? Socioeconômicos? Demográficos?

2º – Identidade Visual  é a sua aparência para o cliente , ou seja, logo bonito, coerência nas imagens e organização (Como está?!)

3º – Quem são os seus concorrentes? O que eles fazem para atrair mais clientes? E o que eles não fazem?

4º – Procurem quais são os aplicativos quais seriam interessantes o seu negócio estar.

5º – Entre em Grupos – Entenda o seu cliente O ESCUTE!

Tendo definido essas questões, escolha uma ou duas redes sociais para começar o Plano Estratégico de Marketing.

Você pode até pensar: “Mas estou há anos no mercado. Precisa de tudo isso?!” 

Precisa sim! Para o seu negócio sobreviver as constantes mudanças do mercado é necessário traçar uma meta de planejamento do seu negócio.

Porque não adianta estar nas redes sociais, só por estar.  É necessário conseguir entender o que seus clientes querem ou qual é a visão que você tem do seu negócio.

– Bom conteúdo;

– Fotos com qualidade;

– Análise nos horários;

– Outros canais de compartilhamentos;

– Promoções ADS (Facebook, Instagram, Google e entre outros);

– Uso de Hashtags (ache o seu nicho);

Portanto, para você ter como ser autocrítico  de seu trabalho nas redes sociais, você deve analisar como andam seus conteúdos e publicações na visão dos clientes.

Isso faz parte da estratégia e do planejamento. Inclusive, ajuda a reduzir custos quando algum serviço ou produto não consegue atingir as metas iniciais.

Para finalizar, as redes sociais estão aí para nos ajudar como facilitadores de coleta de dados, prospecções com o cliente e também para influenciar no surgimento de novos serviços ou produtos.

redes sociais

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