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O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para os Mecanismos de Busca. Este trabalho de otimização de sites consiste em uma série de técnicas utilizadas no site e fora dele para posicionar páginas no topo dos resultados do Google e outros sites de busca como o Bing e Yahoo, trazendo assim mais visitantes para o site.

Hoje, não basta seu negócio estar presente na internet.

Seu Site, Blog ou Loja Virtual deve estar bem posicionado nos resultados de pesquisa do Google. Na verdade, se ele não estiver na primeira página, quase não receberá acessos.

Vou te dar um exemplo.

A Ana tem uma loja de camisetas, em uma avenida bem movimentada de Bauru, cidade do interior de São Paulo. Com a crise, suas vendas caíram muito.

Já muito desanimada e pensando em uma solução para melhorar as vendas, pediu uma opinião para sua amiga, a Clarisse.

– Ana, hoje todo mundo vende pela internet, por que você não monta uma loja virtual?

– Meu deus, Clarisse, que grande ideia!

E assim, nasceu o CamisetasDaAna.com.

A loja virtual ficou muito legal, porém, após 6 meses da criação ainda não estava pagando seu custo. O motivo? O site recebe poucos acessos.

Ana resolveu fazer uma pesquisa no Google e digitou “camisetas em bauru”, e percebeu que sua loja só aparecia na segunda página dos resultados.

Por isso, sua loja quase não tinha acessos.

A maioria dos usuários clica nos 3 primeiros resultados, e já encontra o que busca. Quase nenhuma pessoa passa para a segunda página neste tipo de busca.

Para ser mais exato, a taxa média de cliques em cada posição, ou CTR (Click Through Rate), é a seguinte:

1ª posição – recebe 30% dos cliques
2ª posição – recebe 15% dos cliques
3ª posição – recebe 10% dos cliques
4ª posição – recebe 6% dos cliques
5ª posição – recebe 4% dos cliques

Essa taxa varia um pouco no desktop e mobile, mas não muito.

Neste link você tem um estudo mais profundo sobre o assunto.

Portanto, o principal objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir mais visibilidade para sua página. E sem ter que pagar por anúncios!

Quando seus clientes estiverem no Google para pesquisar sobre algum assunto, vão acessar algum site. Você vai deixar eles clicarem no site do seu concorrente?

Os mecanismos de busca são a origem de tráfego mais frequente para qualquer site, por isso, é fundamental estar bem posicionado.

Mas como funciona esse negócio de SEO?

Todo projeto de SEO é baseado em palavras-chave. São essas palavras que levarão os visitantes ao seu site. A pesquisa de palavra-chave é responsável por grande parte do sucesso no processo de otimização. Ela é tão importante pois se você focar nas palavras erradas seus esforços na otimização podem ir por água abaixo.

Palavra-chave é o termo que alguém digita no Google quando quer pesquisar sobre algum assunto. Exemplos: receita para bolo, receita para bolo de chocolate, como fazer pastel, como emagrecer, perfumes importados, e por ai vai.

Após pesquisar a palavra-chave, o Google te dará uma lista de resultados baseados em sua intenção de busca.

A página que apresenta os resultados para uma busca é chamada de SERP – Search Engine Results Page, ou em português, Página de Resultados do Mecanismo de Busca.

E quem decide quais sites estarão nas melhores posições?

Quem define isso, ou melhor, o que define isso é o Rank Brain.

O Rank Brain é o algoritmo do Google, cujo uso passou a ser confirmado a partir de 26 de outubro de 2015.

E como ele funciona?

Esse algoritmo trabalha com um sistema de inteligência artificial que tenta entender o grau de satisfação do usuário com os resultados de busca apresentados nas SERPs. Ele analisa o comportamento do usuário nestas páginas de resultados, e assim, sabe exatamente o que estamos buscando e quais os sites mais relevantes para a nossa pesquisa.

Incrível, não é?

Para isso, o Rank Brain analiza diversos fatores, entre eles:

Autoridade da página
Autoriodade do domínio
Conteúdo único e de qualidade
Localidade
Velocidade de Carregamento
Responsividade
Certificado SSL e HTTPS
Palavra-chave no título
Linkagem interna
URLs amigáveis
Heading tags
Usabilidade
Arquitetura do site

Estes são apenas alguns. Hoje, sabemos que são mais de 200 fatores, segundo este artigo

Existem, também, fatores que pioram o Rankeamento.

Alguns deles são:

– Conteúdo duplicado
– Conteúdo copiado
– Inatividade
– Erros de HTML
– Erros de ortografia e gramática
– Links quebrados
– taxa de rejeição
– Pop-ups

Todos estes fatores influenciam nos resultados. É muita coisa não é?

É sim, mas basicamente, o Google vai sempre te entregar os melhores e mais relevantes sites, blogs e lojas virtuais para a sua pesquisa.

Para ele, o importante é que você encontre o que procura. Por isso sempre vai te entregar sites de qualidade com conteúdo de qualidade primeiro.

Técnicas Black Hat

Existem dois tipos de SEO.

Um é o White Hat (Chapéu Branco).

E outro é o Black Hat (Chapéu Preto).

Basicamente, White Hat são técnicas permitidas pelos buscadores e Black Hat são técnicas não permitidas.

As técnicas Black Hat são utilizadas para manipular e enganar os algoritmos dos buscadores e subir posições rápidamente no ranking das buscas.

Elas se preocupam somente em subir posições, e não, oferecer uma melhor experiência ao usuário ou um melhor conteúdo.

E por isso não são permitidas.

Estas técnicas já funcionaram bastante no passado. Mas, cada vez mais, os buscadores se aprimoram para identificar estas técnicas e punir quem as utiliza.

Por isso, é importante focar apenas nas técnicas White Hat, que tem a intenção de oferecer uma melhor experiência ao usuário.

E o que acontece se eu utilizar uma técnica Black Hat no meu site?

Suas posições no ranking de pesquisas podem cair. Muito.

Com isso, você pode estar jogando fora meses ou até anos de trabalho bem feito. Tudo por causa de “apenas” uma técnica não permitida.

SEO dá trabalho.

E o resultado é de médio a longo prazo.

Mas se for feito da forma correta, e com conteúdo de qualidade, em breve seu site chegará nas primeiras posições do Google!

Victor Schneider

Victor Schneider

Formado em Design Gráfico, especialista em Webdesign e Marketing Digital.

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