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10 dicas para melhorar seu posicionamento no Google

postado em 11/12/2018 por Victor Schneider

Hoje, com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental estar bem posicionado nos sites de busca. Quanto melhor sua posição, mais tráfego para seu site, mais leads e, consequentemente mais vendas! Por isso, é tão importante ter um site otimizado.

Para um e-commerce é essencial ter uma boa estratégia de marketing digital, visto que quanto mais pessoas acessando o site, mais vendas. Mas estar bem posicionado não é importante apenas para os e-commerces. É importante para qualquer negócio que queira ter resultados por meio da internet.

Para melhorar o posicionamento de seu site ou loja virtual, é necessário implementar algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para os Mecanismos de Busca). Existem centenas de técnicas, e hoje, vamos ver aqui algumas das mais importantes para obter bons resultados.

1ª - Tenha um blog

Essa é com certeza, uma das dicas mais importantes. Por isso, decidimos colocar ela em primeiro lugar!

Além de todo o conteúdo institucional, também é muito importante ter um blog no site da sua empresa.

Ok! Mas, por quê?

Porque ter um blog, significa ter conteúdo relevante ao seu público-alvo. Claro, é necessário atualizar o blog com artigos interessantes para seu potenciais clientes.

Assim, você chama a atenção para o seu site com um conteúdo bem escrito, e assim, atrai mais tráfego e gera autoridade.

E para Lojas Virtuais? Também é importante?

Claro! Muito importante. Assim, você atrai mais pessoas para sua loja. Quanto maior o tráfego, maior a autoridade. E quanto mais pessoas acessando a loja, mais pessoas comprando.

2ª - Foque em Palavras-Chave

palavras-chave

Palavras-Chave são essenciais em qualquer campanha de SEO.

E o que é uma Palavra-Chave?

Quando seu cliente for pesquisar algo no Google, o que ele vai digitar no campo de busca?

Isso é a Palavra-Chave.

Por exemplo, se alguém quiser comprar uma camisa de time de futebol na internet. Vai pesquisar por “camisa de time de futebol”, ou “camisa de futebol on-line”.

Caso queira encontrar uma loja física, provavelmente, vai pesquisar por uma loja em sua cidade. Exemplo: “camisa de time em são paulo” ou “camisa de futebol em são paulo”.

Por isso, utilize as palavras-chave que seus clientes buscariam no Google em suas Páginas e Artigos.

3ª - Crie conteúdo de qualidade

conteudo-de-qualidade

Ter conteúdo de qualidade em seu site e blog é essencial.

Quanto melhor seu conteúdo, mais tempo as pessoas vão passar em seu site.

Assim, o Google identifica que você tem um bom conteúdo e que quem buscou teve uma boa experiência.

Com isso, você terá uma boa experiência do usuário em seu site.

Esta é, talvez, a coisa mais importante para o Google. Ele quer que quem acesse o site que ele sugeriu tenha uma boa experiência. Por isso, ele sobe seu site no ranking de pesquisas.

4ª - Otimize seus títulos

título

Esta é uma técnica simples, mas que dá muito resultado.

Além de ter um conteúdo de qualidade, ter um bom título (ou title tag) é decisivo.

Utilize a palavra-chave ideal e crie um título atraente para seu público.

Assim, quando alguém buscar por essa palavra, você facilita o trabalho para o Google. Ele entenderá que esta sua página é ideal para quem está buscando.

E claro, o título deve condizer com o assunto que a página trata.

Seu título não deve ser muito longo, senão será cortado na busca.

Nem muito curto, senão terá um assunto muito abrangente.

O número de caracteres ideal varia, tendo em vista que “iii” oculpa menos espaço que “aaa” ou “mmm”.

Para se ter uma ideia, no caso do Google, a largura deve estar contida em um espaço de 600px.

Isso dá, por volta de 60 caracteres. Por isso, melhor utilizar menos do que isso.

5ª - Tenha uma URL amigável

url

Qual destas URLs parece ser mais amigável ou passar maior confiança?

1. muriba.com.br/o-que-fazemos/criacao-de-sites/

2. muriba.com.br/xyz94ffg482/748m5637kt2_1d?x     

Podemos concordar que é a primeira opção, certo?

Esse endereço mais limpo, e que faz mais sentido, é chamado de URL amigável.

Pessoas preferem URLs amigáveis e por isso o Google também!

Simples, não?

6ª - Velocidade de Carregamento

Ninguém gosta de sites que demoram demais para carregar certo?

Imagine, então, se esta pessoa estiver no celular com uma internet 3g.

Seu site precisa carregar rápido. O ideal é ele carregar em menos de 3 segundos.

O Google penaliza apenas sites que demoram muito para carregar.

Após 3 segundos, muitas pessoas desistem de seu site e partem para outro. Gerando assim, uma péssima experiência do usuário.

E, isso sim, faz o Google penalizar seu site.

Inúmeros motivos contribuem para um site mais rápido. Resposta do servidor, Imagens Otimizadas, Site bem construído etc.

Por isso, tenha um site que carrega rápido.

7ª - Link Building

link-building

Esta estratégia é cada vez mais popular. E pode ajudar qualquer tipo de empresa a ranquear melhor no Google.

Seu site deve ter uma boa linkagem interna, fazendo o usuário navegar de uma página para a outra.

O link de outros sites para o seu também é importante. Assim, o Google percebe que outros site estão indicando o seu, gerando assim autoridade.

8ª - Esteja presente nas Redes Sociais

Ícones de Redes socias

É inegável o crescimento das Redes Sociais como Facebook e Instagram, principalmente.

Estar presente nas Redes Sociais é essencial para qualquer tipo de negócio.

Com isso você aumenta seus acessos ao site, confiança, engajamento e autoridade.

Nas Redes Sociais as coisas funcionam um pouco difrentes. O ambiente é um pouco mais informal. Mas não tanto.

Acerte com a estratégia certa e não deixe de utilizar esta mídia que trás tantos resultados. E o melhor, é grátis!

9ª - Search Console

google-search-console

O Google Search Console é o antigo Google Webmasters Tool. Ele é uma suite de ferramentas muito completa e gratuita oferecida pelo Google, que monitora a performance do seu site e oferece diversas métricas e análises do seu tráfego. 

Uma ferramenta muito útil é o Relatório de desempenho (o antigo Search Analytics) que te mostra todas as informações de como seu site está nas SERPs. Ele permite que você entenda quanto tráfego está recebendo e por quais palavras-chave estão te procurando.

10ª - Sitemap

sitemap

Um Sitemap é um mapa do seu site com a lista de todas as suas páginas em um arquivo .xml. Envie seu sitemap ao Google pelo Search Console e facilite sua indexação.

Também é possível enviar seu sitemap para outros buscadores como o Bing Webmasters Tool​. No brasil, o Google é, de longe, o mais utilizado. Mas algumas pessoas utilizam Bing, Yahoo!, Yandex e outros buscadores.

Victor Schneider

Victor Schneider

Formado em Design Gráfico, especialista em Webdesign e Marketing Digital.

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